Daily Log 3

1° DIA-03/04/2022

Com vento favorável a frota navegou com condições ideais e no canal 8 do VHF trocaram-se as primeiras comunicações com o NRP “POLAR” que nos acompanha até Sines.

A moral a bordo do Anixa II está no máximo e às 2200 todos os veleiros estavam de novo atracados a Sines pois a previsões davam muito mau tempo na costa Algarvia com um forte levante a fazer-se sentir, bem para o lardo (oeste) do Cabo de São Vicente.

2° Dia de Viagem – 04/04/2022

Dia de espera em Sines, as condições meteo evoluem e tudo indica que amanha se voltarão a, bem cedo, içar a nossas velas com rumo direto a Las Palmas e que as condições de mar e vento na viagem serão muito favoráveis.

A instabilidade provocada pelas ondulações do Jet Stream criam a necessidade de uma observação permanente.

Durante o dia afinaram-se os procedimentos de operação com o sistema de comunicações do IRIDIUM e ainda algumas outras afinações a bordo.

3° Dia de Viagem – 05/04/2022

Às 0900 largamos o cais e em comboio um após outro os veleiros foram alinhando as suas proas rumo a Las Palmas

Durante o quarto de navegação das 2000 às 2400 atravessaram-se os lines de regulação de tráfego ao largo de São Vicente e cerca de 10 cargueiro a rumos para Gibraltar e ou para o Norte da Europa cruzaram-se connosco.

Para alegrar o nosso dia tivemos a visita extraordinária de uma pequena andorinha que exausta encontrou o varandim do nosso veleiro como local para se repousar.

4° Dia de Viagem- 06/04/2022

O grande oceano abraça-nos e às 0330 altera-se o rumo para ganhar mais proximidade da costa Marroquina e aí ter vento mais forte.

A tripulação com vagas de 2,5m a 3 m e com um balanço lateral muito desconfortável acaba por ficar um pouco enjoada, ossos do ofício…!!!

Tivemos uma vez mais o prazer de avistar uma tartaruga e fomos visitados por muitos golfinhos.

5° Dia de Viagem – 07/04/2022

A rotina de bordo instala-se, o tempo melhora e obriga mesmo ao uso do motor para compensar a falte de vento.

Pela primeira vez dormimos como se estivéssemos em casa, já era tempo!!!

6° Dia de Viagem – 08/04/2022

Começamos a avistar vários navios que nos passavam com rumos para as Ilhas Canarias.

O vento intensificou com rajadas de 25nos e vagas de 3,5 metros

Recebemos um mail do nosso companheiro do NIMBUS informando-nos que estava com sérios problemas de estruturas a bordo acompanhados de vários problemas elétricos e de eletrónica e que como consequência seria obrigado a dirigir-se para a ilha mais próxima onde repararia se possível, mas que a sua continuação na viagem estava comprometida.

Ficamos todos tristes e preocupados, mas finalmente ele chegou são e salvo a porto.

Nesta mesma ocasião recebemos informação de que o ARNIKA tinha rasgado a vela grande, mas que a repararia rapidamente e continuaria viagem.

7° Dia de Viagem – 09/04/2022

A viagem continua e hoje tivemos uma boa e uma má surpresa.

Começando pela ma foi de que devido ao muito balanço o tubo do gás para o fogão rompeu-se e obriga-nos a comer conservas e petiscos até chegar a Las Palmas.

A boa noticia foi que avistamos três tartarugas e um pombo correio anilhado escolheu o nosso Anixa II para se alimentar um pouco e beber água e ainda para nos acompanhar durante quase 6 horas de viagem, chegando mesmo a entrar no interior do ANIXA para satisfazer a sua curiosidade. Parecia mais um papagaio doméstico que um pombo.

8° Dia de Viagem – 10/04/2022

As 1900 atracamos na marina do Real Náutico Clube de Las Palmas

Depois de termos navegado 784 milhas a uma velocidade média de 5,2nos

e numa primeira etapa que demorou 7dias e 10horas.

A estadia em Las Palmas ira estender-se até dia 18 de Abril, mas poderá ter que ser antecipada acaso as condições da meteorologia nos obriguem a partir mais cedo para o Mindelo.

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